Revisão do carro: por que é importante fazer na hora de vender?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você sabia que alguns detalhes costumam fazer com que o comprador desvalorize um seminovo durante a negociação de venda? Mas não se preocupe, pois podemos diminuir a chance de isso ocorrer! Basta tomar alguns cuidados relacionados à revisão do carro.

Nos próximos parágrafos, você vai entender por que a revisão pesa na venda do carro. Além disso, vai conhecer alguns aspectos essenciais sobre esse tema. Acompanhe e boa leitura!

Por que fazer a revisão de um seminovo?

A revisão do carro é uma das principais etapas para quem quer garantir a vida útil de seu veículo. Por meio desse procedimento, é possível evidenciar problemas que nem sempre são percebidos por um exame ocular.

Além disso, ao fazer as revisões e manutenções necessárias, temos a certeza de que o veículo está seguro para ser pilotado, seja na cidade ou na estrada.

Por outro lado, é comum encontrar quem faça revisões de forma superficial, isto é, de apenas alguns itens. Isso é um erro e pode trazer prejuízos, incluindo sua desvalorização em uma revenda futura.

De forma prática, a revisão do carro é um procedimento necessário para garantir a segurança do automóvel. Lembre-se de que fatores climáticos, acidentes, desgaste natural das peças e condições de estrada podem afetar o veículo de forma significativa.

Por isso a importância de cuidar da revisão do seminovo de forma periódica. O ponto-chave a ser considerado é que esse procedimento visa a antecipação de possíveis problemas, deixando-o sempre em bom estado de uso.

Quais são os principais itens a revisar em um seminovo?

Se o seu plano é vender o automóvel, é preciso prestar atenção em elementos essenciais para a segurança do seminovo. Descubra a seguir quais são eles! 

Óleo e filtros de óleo

A troca desses itens é feita para que o motor não acumule sujeiras capazes de comprometer seu funcionamento, ocasionando gastos maiores e perda de rendimento. O próprio dono do carro pode verificar o nível do óleo e, caso esteja baixo, procurar uma oficina de confiança para realizar a troca.

Correia dentada

Ela é essencial para o motor, mas nem sempre conseguimos visualizar algum defeito. Por isso é preciso verificar essa peça durante a revisão. Caso ocorra a quebra da correia, o carro vai apresentar problemas, podendo até mesmo provocar a fundição do motor.

Fluido de freio, pastilha e discos de freio

Mesmo não sendo necessária a troca, é importante deixar claro para o comprador que esses dois itens estão em bom estado. Afinal, estamos falando do sistema de frenagem e, consequentemente, de segurança.

Alinhamento e balanceamento dos pneus

Outro item relacionado à segurança. Algumas montadoras indicam que a revisão seja feita a cada dez mil quilômetros rodados. Porém, é preciso observar se o carro apresenta trepidação ou se o volante está pendendo para um dos lados. Isso é sinal de que já está na hora de balancear e alinhar os pneus.

Amortecedores

Os amortecedores são fundamentais para a segurança e conforto do automóvel. Além de fazer a interseção com as suspensões, eles também são responsáveis pela absorção dos impactos. Se você faz revisões periódicas, provavelmente não terá dor de cabeça com eles.

Velas

Em média, a troca das velas é feita a cada 20 mil quilômetros. Entretanto, a partir dos 10 mil quilômetros podem aparecer alguns sintomas: dificuldade no arranque, demora do motor ou falhas na ignição, por exemplo. Mas não devemos esperar os problemas surgirem para fazer a troca: a manutenção preventiva é o ideal.

Qual é o momento certo de trocar as peças do seminovo?

Existe um momento correto para a troca de peças na revisão do seminovo? Tudo vai depender da situação em que o carro é utilizado. A frequência e o local de uso e a exposição climática são fatores que influenciam nessa questão.

Se o carro está dando sinais de mau funcionamento, não espere chegar a época da revisão para realizar a troca do item. Quando você deixa para a última hora, os gastos são maiores e a segurança fica comprometida.

Outra dica é nunca deixar de lado o Manual do Proprietário. Ficar atento a esses pontos aumenta as chances de vender o automóvel mais facilmente. Afinal, se você trocou uma peça quando foi necessário é porque cuida bem do veículo. O futuro comprador ficará muito mais confiante no produto.

Como a troca de peças interfere na revenda do seminovo?

Sabemos que a revisão traz uma série de benefícios. Em especial quando esse procedimento é bem feito, a repercussão é muito grande no desempenho e conforto do veículo. Portanto, esse é o primeiro ponto a ser destacado em relação à revisão do carro.

O segundo é que revisão é sinônimo de segurança, uma vez que garante que tudo está funcionando perfeitamente.

O terceiro e último ponto é que o valor de revenda do carro aumenta quando o estado dele é melhor. Ou seja, além de manter o automóvel em pleno funcionamento, ainda é mais fácil atrair possíveis compradores.

Quando vale a pena a substituição por peças usadas no seminovo?

Em algumas situações, as peças usadas são uma opção interessante por significarem economia — especialmente se a parte afetada for apenas estética. Esse é o caso dos volantes, lanternas, bancos e determinadas partes da lataria. Mas se for algo relacionado à segurança, como o jogo de amortecedores, é melhor optar por peças novas.

Preciso documentar as trocas?

Não existe obrigatoriedade, mas é muito interessante se você pretende lucrar com a revenda. Quando você tem em mãos as notas fiscais de revisões, compras e trocas de peças, o comprador é capaz de avaliar por conta própria os cuidados que você já teve com o veículo. Assim, ele terá a certeza de que todos os serviços foram realizados em locais de confiança.

Já que o assunto é revender, que tal anunciar em plataformas online, como a OLX? Essa é uma estratégia prática e segura, que traz resultados excelentes. E se você gostou de entender como a revisão do carro afeta a venda do seminovo, aproveite para assinar nossa newsletter! Assim, você recebe mais dicas com essas em primeira mão.

Compartilhar

About Author

Compartilhe sua opinião com a gente, através dos comentários.

Share This