Revisão de férias: a checklist completa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O carro é uma máquina como outra qualquer. O uso gera desgastes e demanda alguns cuidados. Sendo assim, antes de pegar a estrada e aproveitar o período de descanso com a família ou amigos, é necessário garantir que tudo esteja em perfeito funcionamento.

E para evitar problemas desagradáveis que podem prejudicar a viagem, a revisão de férias tem um papel fundamental.

Por isso, elaboramos este post para você saber mais sobre o assunto e viajar com o seu carro de forma mais segura e tranquila. Boa leitura!

Para que serve a revisão do carro?

O automóvel está sempre exposto a uma série de perigos, que envolvem o estado das estradas e fatores climáticos, por exemplo.

Além disso, há o desgaste natural de peças e algumas eventualidades que podem surgir. Para evitar danos, ou corrigir problemas, e garantir a segurança dos ocupantes é que precisamos recorrer à revisão veicular.

Em linhas gerais, a revisão do veículo tem como principal objetivo antecipar possíveis problemas. Ao submeter o carro a esse processo, ele estará em perfeitas condições de uso. Por isso, devemos sempre dedicar uma atenção extra quando tratamos desse tema.

O que deve ser verificado na revisão de férias?

Quando for fazer a revisão de férias é interessante que você não se esqueça dos itens de emergência. Eles são essenciais para o caso de alguma eventualidade no decorrer da viagem.

Estepe, caixa de ferramentas, extintor, triângulo, chave de roda e kit de primeiros socorros devem ser conferidos com muita atenção.

A seguir, selecionamos outros itens fundamentais que devem ser verificados para que sua revisão seja completa.

Sistema de limpeza dos vidros

Não basta apenas conferir a situação dos desembaçadores e limpadores; o estado das palhetas e o nível do reservatório também entram na lista de checagem.

No dia da viagem, procure limpar bem os vidros. A sujeira acumulada prejudica a visão, já que reflete a luz. Um spray antiembaçante e um pano de algodão são ótimos recursos para carros sem ar-condicionado, especialmente se o tempo estiver um pouco chuvoso.

Barulhos estranhos na suspensão

Ruídos que parecem itens frouxos, assim como batidas e rangidos, não devem ser deixados de lado. Ao perceber algo assim, leve seu carro para uma verificação.

As condições às quais o carro é submetido diariamente podem provocar desgastes na suspensão antes mesmo do período estimado para a próxima visita à concessionária. É por isso que nunca devemos pegar a estrada sem conferi-la.

Fluidos

Ao colocar o carro na estrada em uma viagem de férias, o motor do veículo sofrerá muito mais estresse do que sofreria em trechos urbanos. Sendo assim, a revisão do carro deve conferir a validade e o nível de todos os fluidos, além de avaliar a situação de todos os filtros.

Também é importante identificar possíveis vazamentos. Confira o nível do combustível do reservatório de partidas a frio, embreagem e direção hidráulica, fluido de freio, transmissão e óleo do motor.

Aliás, se perceber que o prazo de validade dos fluidos e filtros está próximo de vencer, é uma boa ideia aproveitar a revisão para adiantar esse serviço.

Balanceamento e alinhamento da suspensão

Não é raro encontrarmos condutores que deixam a verificação do alinhamento da suspensão e o balanceamento das rodas um pouco de lado.

Isso se torna ainda mais grave quando observamos que problemas relacionados a esses itens surgem somente quando o veículo está em uma velocidade alta.

Dificuldade para dirigir ou o carro puxando para um dos lados são apenas alguns dos eventos negativos ocasionados pela situação apontada. São fatores que podem colocar em risco a segurança de quem dirige e de outros motoristas. Por isso, aproveite a revisão de férias para fazer uma checagem completa nesse sentido.

Rodas

Verifique se a pressão de um dos pneus está mais baixa que a dos outros. Caso isso ocorra, é bem possível que a roda esteja amassada, dando espaço para que o ar escape. A correção desse problema é simples e pode ser feita em qualquer oficina de sua confiança.

Se seu carro tiver rodas de liga, confira se há trincas e quebras. De acordo com a situação, pode ser preciso realizar reparos ou a troca do item.

Ar-condicionado

A refrigeração do carro pode ser prejudicada quando não cuidamos do ar-condicionado corretamente. Além disso, o ar que circular dentro do veículo pode ficar carregado de mofo e ácaros.

Então, antes de encarar sua viagem, vale a pena dar uma conferida nos filtros de ar. Aproveite e higienize o sistema para evitar a presença de fungos e de sujeira que podem afetar a qualidade do ar. Lembre-se de que estamos falando de seu conforto!

Água do radiador

O sistema de arrefecimento do carro é o grande responsável por fazer com que o motor mantenha uma temperatura ideal para o seu funcionamento. É fundamental que o nível da água do radiador esteja correto. Assim, estaremos evitando problemas relacionados ao superaquecimento e até derretimento do motor.

Quando for verificar o nível do fluido de arrefecimento, o motor deve estar frio. O motivo é simples: com o motor quente a leitura pode apresentar variações, uma vez que ainda pode haver fluidos dentro do propulsor.

O que mais merece atenção?

Após levar o carro para a verificação de todos os itens essenciais para uma boa viagem, é hora de aproveitar. Sendo assim, que tal fazer um planejamento do seu roteiro de férias?

Essa é uma ótima ideia para que você possa priorizar o que quer ver ou visitar. Além disso, ainda pode economizar um bom dinheiro encontrando melhores opções de acomodações, estacionamentos e postos de combustível que tenham uma infraestrutura para atendê-lo bem.

Para finalizar, algumas pessoas acreditam que o fato de estar em dia com as revisões exclui a necessidade de uma ação antes de pegar a estrada para aproveitar as férias. Como nem sempre tudo ocorre conforme o planejado, é melhor optar pela prevenção. Afinal, estamos falando de um passeio que, geralmente, é mais longo do que aquele que o motorista faria no dia a dia.

É muito importante que o condutor leve seu carro com antecedência à oficina, pois pode acontecer de alguns serviços demorarem um pouco mais para serem finalizados. Além disso, ainda pode haver a necessidade de aguardar alguma peça chegar.

Agora que você conferiu alguns dos pontos mais importantes para fazer uma revisão de férias eficiente, aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes em sua caixa de entrada!

Compartilhar

About Author

Compartilhe sua opinião com a gente, através dos comentários.

Share This