Qual o perfil do cliente que compra carro no Brasil hoje?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A venda de veículos novos e usados no Brasil vem apresentando crescimento nos últimos anos. Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de carros novos subiu 3,65% no primeiro semestre de 2017, enquanto a de usados aumentou 9,78%.

Se o comércio de veículos vem mudando ao longo do tempo, faz sentido que o perfil dos motorista também mude.

O atual mercado automotivo brasileiro viu surgir um novo grupo de consumidores, com características próprias e bem diferentes das do passado.

Quer saber qual é o perfil de clientes que compram automóveis hoje em dia no Brasil? Continue a acompanhar nosso post e conheça a personalidade dos novos consumidores de carros do país!

Gênero

Hoje, as mulheres ultrapassaram os homens e são responsáveis por 58% das compras de carros no Brasil.

Além de ficarem à frente na hora das compras, elas também são grandes influenciadoras durante as vendas, porque geralmente ajudam o marido ou os filhos a decidir pelo modelo ideal ou a forma de pagamento.

Esse resultado mostra que as mulheres vêm ganhando cada vez mais destaque no trânsito e sua importância tem sido reconhecida no mercado automotivo brasileiro.

Faixa etária

É comum achar que os jovens são os principais consumidores de carros no país. No entanto, quem movimenta o atual mercado automotivo brasileiro são as pessoas com idade entre 35 e 59 anos, representando 37% dos compradores.

Jovens entre 18 e 24 anos estão em segundo lugar no ranking (29%), e a tendência é que esse número diminua ainda mais.

A crise econômica, que reduziu o poder de compra dos brasileiros, é o principal motivo para que o número de novas habilitações esteja caindo no país.

Estado civil

Como diz o ditado, “quem casa quer casa”. Mas, além de um novo lar, os veículos estão entre os bens mais procurados depois do casamento. Não é à toa que 69% dos consumidores de carros no Brasil são casados.

Isso acontece porque o automóvel é muito importante para a rotina familiar, seja para levar os filhos à escola, trabalhar, sair nos finais de semana ou viajar durante as férias.

Classe social

Pessoas das classes A e B continuam sendo os principais consumidores de veículos no país, representando 75% do total de vendas.

Enquanto isso, a classe C também se destaca com uma parcela considerável no ranking de compradores, sendo responsável por 24% das transações.

Os reajustes do salário mínimo e o aumento do volume de crédito são alguns dos motivos para isso.

Nível de escolaridade

Você sabia que, atualmente, mais da metade dos brasileiros que compram carros tem alguma graduação? Isso está ligado à faixa etária e à classe social dos atuais clientes.

Afinal, com maior maturidade e poder aquisitivo, as pessoas tendem a investir em educação.

Modelos mais procurados

O carro popular é o veículo mais comprado pelos brasileiros, representando 44% das vendas. Depois do popular, o automóvel de luxo (39%) e o compacto (17%) completam a lista dos preferidos.

Como o novo perfil de clientes é familiar, automóveis com maior espaço interno são muito procurados para garantir a comodidade e o conforto de todos os membros da família. Carros com motor 1.8 e 2.0 também estão entre as principais escolhas.

Algumas das marcas mais compradas pelos brasileiros são Jeep, Ford e Fiat, mas os modelos favoritos são bem diversificados. Confira os cinco mais vendidos no país no primeiro semestre de 2017:

  • Chevrolet Onix;
  • Hyundai HB20;
  • Ford Ka;
  • Renault Sandero;
  • Volkswagen Gol.

Pesquisa por modelos

Essa característica já é evidente: as pessoas têm usado a internet cada vez mais para buscar informações que ajudem no momento da compra e evitem problemas no futuro.

Para isso, vale visitar sites de concessionárias e de classificados, acessar avaliações da imprensa e especialistas em veículos, assistir vídeos no YouTube e entrar na página dos fabricantes dos modelos.

Atualmente, 51% dos compradores de carros pesquisam sobre o tema pelo computador, enquanto 47% usam o celular para esse fim. A tendência é que os smartphones ganhem ainda mais espaço no futuro.

Outro ponto importante dos consumidores atuais é a indecisão: cerca de 80% das pessoas que desejam comprar um automóvel não sabem qual modelo adquirir. Por esse motivo, as pesquisas na internet antes da compra crescem gradativamente, enquanto a rapidez da compra vem diminuindo.

Nesse sentido, o instituto de pesquisa Millward Brown aponta a OLX como a plataforma mais lembrada pelos consumidores brasileiros.

27% das pessoas respondem OLX quando perguntadas sobre sites e aplicativos de compra e venda online de carros (11% das pessoas responderam o nome do segundo colocado nessa pesquisa).

Busca por descontos

Uma das principais características dos consumidores atuais de veículos é a pesquisa de preços e a busca por descontos. Tanto online quanto offline, os clientes procuram ganhar descontos em concessionárias e querem saber quanto foi gasto por outras pessoas.

O caráter econômico do veículo também é analisado em diferentes aspectos, como o consumo de combustível, o gasto com manutenção, o seguro etc.

Preferência de compra

Como já comentamos neste post, a venda de veículos usados vem crescendo muito nos últimos anos. Em 2016, 76% dos brasileiros preferiam carros usados aos novos, e a tendência é que esse número cresça ainda mais.

Com a atual crise financeira, os consumidores perceberam que podem gastar muito menos comprando um carro usado, que seja superior e tenha mais acessórios do que um veículo novo.

Além disso, uma prática comum é a troca de um modelo mais novo por outro mais simples ou antigo. Assim, o consumidor recebe a diferença em dinheiro, e o valor poderá ser usado para quitar dívidas ou pagar outras despesas.

Outra vantagem do carro usado é ter despesas menores que os novos, como IPVA e seguro, que são mais baixos do que os de um zero-quilômetro.

Finalidade do automóvel

Os carros sempre foram considerados um bem de status e poder, mas essa característica foi sendo modificada com o passar do tempo, principalmente graças ao perfil familiar dos compradores.

Hoje, a maior parte dos consumidores vê o veículo como um meio de transporte, sendo a mobilidade o principal fator na hora da compra.

Gostou de conhecer o perfil de clientes que compram carros atualmente no Brasil? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as atualizações em seu e-mail. Assim, você fica por dentro de todas as novidades!

Compartilhar

About Author

Compartilhe sua opinião com a gente, através dos comentários.

Share This