Descubra a melhor época para comprar e vender autos

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Para ter a certeza absoluta de fazer um bom negócio, a atenção é um requisito fundamental. Observar o mercado, pesquisar dados e ler artigos permite identificar qual é a melhor época para comprar carros.

Para lojistas, isso significa poder planejar ações de marketing e propaganda, a fim de atrair a atenção do consumidor, preparar a equipe para conquistar a confiança do cliente e, dessa forma, fechar mais vendas.

Preparamos um artigo especial que vai ajudá-lo a saber como tirar proveito do calendário para turbinar o resultado da sua concessionária. Confira!

Quando as pessoas querem comprar carros?

São alguns os fatores que precisam ser considerados antes de responder essa pergunta. Segundo Luciano Avila, Head Key Accounts Autos da OLX — maior site e app de compra e venda do país —, as lojas devem dar uma atenção especial ao “segundo semestre, quando, por sinal, há melhores taxas de crédito no mercado aquecendo os negócios”, explica ele.

Setembro é, em especial, um bom mês para quem deseja financiar (a realidade da maioria dos brasileiros). Isso porque os bancos estão focando o encerramento do ano e querem fechar as contas no azul.

Já o trimestre composto por dezembro, janeiro e fevereiro, períodos em que o orçamento costuma estar comprometido por outros gastos (férias, carnaval, IPTU, IPVA, material escolar), pode ser uma boa para quem deseja fechar um bom negócio. Essa é a época, nos comércios de zero-quilômetro, em que é feita troca de estoque, desovando os modelos do ano anterior para favorecer os recém-chegados.

O que podemos perceber? Que é preciso alinhar estratégias para poder aproveitar as oportunidades que surgem o ano todo.

Voltaremos a esse assunto adiante, mostrando perspectivas para driblar os meses de baixa e aproveitar todo o potencial dos períodos de alta.

Que cuidados devem ser tomados na transição de modelos?

Os cuidados são diferentes para pessoas físicas e jurídicas. De acordo com Avila, empresas que desejam investir no upgrade da frota precisam, além de verificar a idoneidade da concessionária e as tabelas de financiamento, analisar as condições do próprio veículo. Ele explica que “levar alguém que trabalha com carros (funileiro e/ou mecânico) não está fora de moda e ajuda muito”.

Aliás, quem deseja aproveitar o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) para adquirir um automóvel tem acesso a uma série de vantagens, dependendo da montadora.

Já para as pessoas físicas, o ideal é conferir a reputação do negócio e ter acesso ao laudo pericial do carro — também conhecido como perícia veicular, o documento é um relatório completo do histórico de um usado, incluindo informações sobre acidentes, avarias, roubos, entre outras.

O laudo é obrigatório para transferência no estado de São Paulo, mas para lojistas de todo o país pode ser interessante — e muito mais seguro — integrar a perícia à checklist na hora de aceitar um usado para revenda.

Existe alguma influência dos feriados?

Um feriado não é, necessariamente, um período em que as vendas de carros estão em alta. Na verdade, a influência do calendário na venda é um resultado das estratégias que o lojista pode aproveitar, investindo em feirões, promoções e campanhas (online e no ponto de venda).

Pode ser interessante pegar um período em que o comprador esteja em casa, sem nenhum compromisso, para oferecer melhores condições de negociação e benefícios exclusivos. Se o seu perfil é de famílias, é interessante integrar atividades — como pula-pula e ações recreativas — que deixem os pequenos entretidos enquanto os adultos negociam.

Para ter a certeza de que vai compensar o investimento em hora extra dos funcionários e estrutura para receber as visitas, o ideal é se planejar.

Você pode instruir contatos, via internet, a fecharem negócio durante o evento no feriado, reforçando vantagens como menos trânsito para chegar à loja e mais tempo para fazer um test drive e aproveitar o evento especial com descontos imperdíveis, por exemplo.

Qual é a influência das datas comemorativas?

O caso das datas comemorativas é bem parecido com a questão dos feriados. Avila indica que, na OLX, embora o investimento ainda seja pequeno, foi notada “uma melhora de um ano para o outro com lojistas separando mais investimento para o período e atrelando a ele excelentes condições”.

As oportunidades, na verdade, podem — e devem — ser criadas pelos próprios estabelecimentos. No caso da Black Friday (novembro), que a cada ano vem conquistando mais adeptos no país, criar uma campanha específica pode significar o incremento dos resultados na época pré-natalina, transformando esse período na melhor época para comprar carro.

Como driblar a sazonalidade?

Existem ações internas e externas que podem ser desenvolvidas pelas concessionárias para garantir melhores resultados, inclusive nas épocas de vacas magras.

Quando as vendas caem, manter a motivação da equipe de vendas pode ser a chave para recuperar o período e atrair clientes. O investimento em treinamento, ferramentas, qualificação e o estabelecimento de metas possíveis (além de reconhecer os esforços) dão a força para que cada vendedor busque destaque.

Investir em um calendário de anúncios constante em uma grande plataforma, criando uma concessionária digital, também é uma resposta que precisa ser considerada. Na OLX, aponta Avila, são mais de 15 milhões de unique users na categoria Carros. Quer dizer, as oportunidades estão lá para quem deseja aproveitar.

A dica de Avila é realizar “ações e campanhas programadas ao longo do ano. Campanhas isoladas e únicas não trazem a aderência necessária para a estratégia.”

Agora é hora de criar o seu plano para captar clientes, aproveitando as oportunidades na melhor época para comprar carro, segundo a perspectiva do seu público-alvo.

Use também essas informações para elaborar ações criativas e atraentes para os meses de menor movimento na sua loja, que precisam de maior atenção para ampliar os resultados.

Aproveite as oportunidades oferecidas pelos canais digitais e, assim, amplie a sua capacidade de captação e de fechamento, além do que já é realizado no seu ponto de venda. Afinal, na internet, o mundo é o seu limite!

Cheio de vontade para elaborar sua estratégia e começar a colher os resultados? Que tal descobrir o que bons anúncios podem fazer pelo seu negócio? Aproveite a plataforma OLX e comece agora mesmo!

 
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