Marcas de carro: como escolher a ideal de acordo com o perfil do cliente?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O automóvel tem uma função primordial: facilitar trajetos. Mas isso não quer dizer que não existem outros quesitos que pesam na escolha entre as diversas marcas de carro disponíveis no mercado. Valor, economia, conforto, desempenho, design e o próprio estilo de vida são outras questões que a maioria dos compradores considera antes de bater o martelo.

Quer saber como ajudar seu cliente a escolher o automóvel ideal? Então não deixe de conferir o nosso artigo!

Como escolher um automóvel?

Seja para o motorista de primeira viagem ou para quem já está habituado com o processo, comprar um automóvel não costuma ser tarefa simples. Além de representar um grande investimento financeiro, um veículo é peça importante na rotina do motorista.

Ir para o escritório, levar os filhos na escola, viajar com a família e os amigos, passar no supermercado, ou mesmo dar um pulo na farmácia para comprar um medicamento são atividades que, em geral, necessitam do carro. Dependendo do lugar onde a pessoa mora, ele pode ser o único meio de transporte disponível.

Por essas razões, sua equipe de vendas precisa estar preparada para reconhecer o perfil de cada possível cliente, na loja ou no meio digital. É necessário estar atento a isso na hora de fazer as perguntas, escutar as respostas, lidar com as objeções e identificar as oportunidades ao interpretar os dados obtidos na conversa.

O cliente é indeciso? Apresenta muitas objeções? É profundo conhecedor de carros ou o mercado automotivo é um mistério para ele? É preciso saber todas essas informações. Por isso, é essencial investir em ferramentas como o CRM ou na elaboração — e atualização — do script de vendas.

Qual é a relação entre marcas de carro e conforto?

Independentemente do número de passageiros ou da rotina, conforto costuma ter um peso grande na hora de escolher entre as marcas de carro.

O Suzuki Jimny, por exemplo, é um 4×4 potente e compacto, perfeito para aventureiros. Mas tem bancos estreitos e bagageiro reduzido, o que pode ser um entrave para quem gosta de viajar com mais do que um mochilão. Já

o Chevrolet Spin é grande e comporta cinco passageiros com folga — além do porta-malas com mais de 700 litros. Porém, isso pode ser um exagero para o motorista solo de fim de semana. E ele não se comporta tão bem quanto o jipe no off road.

Carros confortáveis investem tanto em itens básicos — ergonomia, material dos assentos — quanto nos acessórios, que variam de acordo com o perfil. Eles podem ter central multimídia, câmbio automático, teto solar, telas de DVD para quem está nos bancos traseiros, piloto automático, GPS, entre muitas outras possibilidades.

Por mais que seja desejável ter um veículo que atenda a todos os desejos e necessidades, o modelo ideal precisa estar na faixa de preço do comprador.

O papel do vendedor é alinhar a expectativa com a realidade no orçamento possível, compondo uma lista do indispensável e elegendo a oportunidade perfeita entre as marcas de carro disponíveis na frota.

Qual é o perfil das principais montadoras do mercado?

Será que a escolha de um automóvel está relacionada apenas ao orçamento e à realidade do comprador? Na maioria dos casos, entra em cena um outro fator: o nível de popularidade. A razão é simples: ninguém quer gastar dinheiro (parcelas, juros do financiamento) em um carro para ter dores de cabeça.

É por isso que algumas marcas de carro se tornam queridas do público, representando uma boa escolha em termos de custo-benefício.

A Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) apresentou um ranking com as maiores empresas do Brasil em vendas e emplacamentos. Uma outra lista, dividida em categorias, aponta pequenas diferenças, mas com o mesmo grupo de campeãs. Veja a seguir!

1. Fiat

A italiana oferece dois carros com ótimos resultados de venda no mercado nacional: o Uno e o Palio. Hoje, alguns modelos da Fiat estão entre os mais vendidos em diversas categorias, como o Mobi, o Argo, as picapes Strada e Toro, os furgões Ducato e Fiorino e o Doblo.

2. Volkswagen

A Volkswagen surgiu na Alemanha, mas caiu no gosto dos brasileiros com o emblemático Fusca, o carro mais vendido no mundo. Hoje em dia ela se destaca como o trio clássico renovado Gol, Voyage e Passat, o Polo, o Golf, o Virtus, o Jetta, as picapes Saveiro e Amarok e o Fox.

3. GM/Chevrolet

A GM é a primeira norte-americana da lista, mas uma das maiores. Entre os clássicos está o Cadillac, sempre na mira dos amantes de carros antigos e veículos de luxo. O Onix é o campeão do ranking geral de 2018, mas o hatch Cruze, o Prisma, o Cobalt, as picapes S10 e Montana e o Spin também têm bons resultados.

4. Ford

Outra montadora dos Estados Unidos, a Ford é responsável por um dos maiores fenômenos de venda do universo automobilístico. O modelo T foi o primeiro a ser vendido em larga escala e revolucionou a indústria. Aliás, o próprio processo de linha de montagem criado por Henry Ford (fordismo) representou um enorme avanço na velocidade e na produtividade.

O Ka é campeão de vendas entre os veículos de entrada, mas há outros que também fazem parte da lista: o Focus, o Fiesta, o Ranger e o Mustang (líder na categoria Sports).

5. Renault

A Renault não apresenta resultados tão expressivos quanto as quatro anteriores, mas ainda assim emplaca alguns sucessos — Kwid, Sandero e Kangoo. O primeiro lugar da marca ficou com o furgão Master.

6. Honda

O último lugar da lista é da japonesa Honda. Ela é líder absoluta de vendas no Brasil quanto o assunto é motocicleta, mas também se destaca nas vendas dos automóveis de quatro rodas. São apenas quatro modelos — Fit, Civic, City e HR-V, mas com resultados expressivos.

Agora é juntar as informações do artigo com os seus dados sobre a clientela e o mercado. Assim você vai encontrar as melhores oportunidades e ajudar cada comprador a decidir pela marca de carro ideal para seu estilo de vida.

Já que o assunto é a escolha de carros, os desejos e necessidades do cliente e os modelos disponíveis, que tal conhecer os automóveis mais caros do mundo e descobrir tudo o que muito dinheiro pode comprar?

Compartilhar

About Author

Compartilhe sua opinião com a gente, através dos comentários.

Share This