Descubra os prós e contras dos carros de 7 lugares

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Sempre que a família aumenta de tamanho, diversos ajustes precisam ser feitos para se adequar à nova realidade. São mudanças na casa, na rotina, nas contas a pagar e também no carro.

Em situações assim, um veículo padrão, com 5 lugares, pode ficar pequeno. Além das pessoas a mais, vem também a necessidade de carregar mais itens, por vezes bastante volumosos, como bolsas, acessórios e também as cadeirinhas.

Por isso, os carros de 7 lugares aparecem como uma alternativa muito interessante, já que permitem acomodar a todos e a tudo com mais organização, conforto e segurança.

Mas, como tudo na vida, sempre existem os prós e os contras, desde questões práticas até outras ligadas à manutenção preventiva automotiva.

Para entender os lados positivos e negativos dos carros com 7 lugares, leia o artigo que preparamos a respeito.

Prós

Mais espaço

Naturalmente, a maior vantagem dos carros de 7 lugares é o espaço ampliado, que permite que uma família com cinco integrantes, por exemplo, possa se acomodar bem, sem que um invada o espaço do outro. Essa é uma situação, aliás, que pode gerar conflitos, especialmente em se tratando de crianças. Esse espaço extra também é perfeito para acoplar as cadeirinhas, que são obrigatórias por lei para crianças com até 7 anos e 6 meses de idade.

Mais segurança

Os carros com 7 lugares se tornam também mais seguros, pois havendo espaço entre um ocupante e outro, o acesso ao cinto de segurança fica mais fácil. Além disso, os automóveis geralmente são dotados de assentos ergonômicos, que protegem os ocupantes contra lesões no caso de movimentos mais bruscos.

Já os modelos mais luxuosos vêm com itens extras de segurança, como air bags laterais, que têm papel fundamental durante colisões.

Mais praticidade

O embarque e o desembarque em veículos com 7 lugares é outro grande benefício para os seus proprietários adultos. Pela ergonomia que têm, esses carros costumam ter teto elevado e piso rebaixado.

Assim, as pessoas não precisam se dobrar tanto para entrar no veículo, acomodar as crianças, guardar compras ou pertences.

Além disso, muitos vêm com a chamada chave inteligente, por meio da qual você não precisa pegar a chave para abrir o carro. Basta apertar um botão presente na maçaneta que ele automaticamente vai destravar. Para quem está de mãos cheias, é uma ajuda e tanto!

Maior bagageiro

Um bagageiro estendido é outro recurso para lá de útil em famílias mais numerosas, pois sempre existem os itens indispensáveis a serem levados para compromissos, afazeres e até mesmo para passeios.

Normalmente, os bagageiros de carros com 7 lugares atingem capacidade acima de 700 litros, quando é feito o rebaixamento de bancos extras.

Contras

Bancos individuais

Ao mesmo tempo em que disponibilizam espaço extra para acomodar mais pessoas, os bancos individuais também podem se tornar um problema. Isso porque a pessoa precisa se decidir entre carregar mais coisas ou pessoas.

Se repleto de passageiros, os veículos com 7 lugares passam a ter bagageiros bem pequenos, o que inviabiliza carregar uma família grande e muitas malas ao mesmo tempo.

Além disso, há quem diga que os bancos extras não são confortáveis o suficiente para adultos.

Manutenção mais cara

Por serem carros mais pesados, os modelos com 7 lugares, de uma forma bem generalizada, costumam ter a manutenção mais cara. Estamos falando de plataformas com maior peso. Isto é, o conjunto formado por assoalho, longarinas, suspensões ou pontos de ancoragem.  

Outro fator que encarece o serviço é o fato de não haver uma farta rede de oficinas especializadas na manutenção desse tipo de veículo, a não ser que seja um modelo dentro do período de garantia, em que a própria concessionária se encarrega do serviço.

Motores grandes

Outra desvantagem dos veículos com 7 lugares é que a maioria deles possui motores grandes, algo que gradualmente está sendo abandonado pela indústria automobilística, muito em função das legislações cada vez mais restritas ao consumo e à emissão de poluentes, que vem obrigando as montadoras a desenvolverem motores menores, mas nem por isso menos potentes.

Para mais informações sobre manutenção preventiva automotiva e sobre o mercado automotivo de uma forma geral, siga-nos nas redes sociais.

Compartilhar

About Author

Compartilhe sua opinião com a gente, através dos comentários.

Share This