Descubra 7 técnicas incríveis para venda de motos usadas na internet

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quem trabalha no comércio de veículos sabe que existem diversos desafios na venda de motos usadas: do seu estado de conservação ao cenário econômico, são vários os fatores que podem influenciar o fechamento do negócio.

Porém, seja para trabalho ou lazer, as motocicletas se popularizaram entre pessoas de todas as faixas etárias, impulsionando o mercado e abrindo boas oportunidades de vendas.

Além disso, a facilidade de crédito e o preço da maioria dos modelos facilitam a negociação — e a internet pode ser uma ótima aliada na hora de vender uma moto usada.

Confira, neste post, algumas técnicas de vendas que podem atrair compradores de forma prática e rápida!

1. A foto perfeita

Há algum tempo, quando a única opção de mídia disponível no mercado era a seção de classificados nos jornais, os anúncios se limitavam a algumas linhas com a descrição da moto e o contato do vendedor.

Raramente havia fotos em anúncios de vendas, a não ser em anúncios maiores de certos estacionamentos — e, mesmo assim, eram pequenas imagens em baixa resolução. Atualmente, graças à internet, são vários os recursos disponíveis para aprimorar anúncios online.

Um dos itens mais importantes em anúncios de venda de motos usadas é a foto. Por isso, na hora de anunciar, é importante selecionar algumas imagens de qualidade para acompanhar a descrição do produto.

Essas fotos devem ser atuais, tiradas em um ambiente com luz adequada e, de preferência, em fundo neutro, para não desviar a atenção do comprador.

Não existe um número de fotos ideal para cada anúncio, mas é preciso contar com, pelo menos, uma imagem ampla — que permita visualizar a moto inteira — e algumas fotos em close de seus detalhes — como as laterais, banco, painel e acessórios.

Dessa forma, os compradores em potencial conseguem ver o estado de conservação e as principais características da motocicleta.

2. A descrição irresistível

Você já deve ter visto alguns anúncios criativos para a venda de motos e carros usados que viralizaram na internet.

Com vídeos repletos de efeitos especiais, imagens manipuladas ou descrições inusitadas em forma de poesia ou narrativa fantasiosa, esses vendedores chamaram a atenção do público para os seus produtos.

Mesmo que você não tenha dotes literários ou esteja sem inspiração, não despreze o poder de uma descrição bem elaborada.

Um bom texto ajuda a atrair compradores e facilita muito a negociação, uma vez que os interessados conseguirão avaliar todas as características e diferenciais da moto antes mesmo de fazer o primeiro contato.

descrição deve ser clara, objetiva, devendo incluir:

  • o modelo e o ano de fabricação;

  • a cor e o estado da pintura;

  • a quilometragem;

  • os acessórios;

  • o estado de conservação;

  • as condições dos pneus;

  • as últimas revisões feitas;

  • os últimos itens trocados.

Evite termos vagos. É importante descrever exatamente em que condições a motocicleta se encontra, para evitar problemas futuros com o comprador. Informações falsas podem colocar um negócio a perder.

Outra recomendação importante é incluir várias formas de contato (telefone fixo, celular, e-mail) para agilizar o atendimento aos interessados.

3. A honestidade

Um dos maiores erros cometidos na venda de motos usadas é tentar esconder os problemas e defeitos do veículo.

Ocultar informações afeta diretamente a credibilidade do vendedor e coloca a negociação em risco, já que a confiança é essencial para a compra de um produto usado, ainda que em boas condições.

Por isso, ao conversar com um interessado é essencial apontar exatamente quais são as condições da moto, informar se existem alguns problemas e tirar todas as dúvidas para que a venda seja justa para ambas as partes.

4. A rede de contatos

Vale a pena divulgar o anúncio nas redes sociais, como Facebook e Instagram, em grupos no WhatsApp e por e-mail — desde que as mensagens sejam enviadas apenas para os contatos que tenham autorizado esse tipo de comunicação.

Uma boa rede de contatos pode valer ouro nas mãos certas, especialmente na hora de vender motos usadas ou seminovas. Manter um registro de interessados em determinadas marcas ou modelos pode ajudar muito a alavancar as vendas na sua loja.

5. O test ride

Quem já pilotou, sabe: experimentar a moto pode ser determinante para fechar o negócio. Durante um passeio rápido, é possível avaliar itens importantes como suspensão, freios, estabilidade, o conforto do assento e o estado do motor.

Nem todos os vendedores permitem que os interessados façam o test ride. Quando existe essa possibilidade, normalmente, a venda é feita em menos tempo. Afinal, nada supera a experiência de pilotar a moto.

6. A precificação inteligente

Saber exatamente quanto cobrar na venda de motos usadas pode não ser uma tarefa fácil. Um valor muito alto pode diminuir o número de interessados, mas um preço muito baixo gera desconfianças no comprador.

É importante partir do valor estipulado pela tabela FIPE e avaliar diversos aspectos para chegar a um preço justo e compatível com o mercado. Fatores como o estado de conservação dos itens, a quantidade de acessórios instalados e os investimentos feitos na máquina devem ser considerados na hora da precificação.

Esteja preparado para negociar, oferecendo descontos para pagamentos à vista ou opções de parcelamento, para facilitar a venda.

7. A melhor estratégia de venda

Escolher onde anunciar é uma das decisões mais importantes do processo de venda. Existem diversos sites e portais destinados ao comércio de veículos, mas é fundamental selecionar uma empresa confiável e com credibilidade no mercado para intermediar as vendas.

OLX Autos por exemplo, oferece anúncios gratuitos e pagos em mais de 14 categorias e permite que vendedores e compradores negociem diretamente entre si. O site faz cerca de 50 vendas por minuto e quase 25% das negociações são concluídas em menos de 24 horas, graças à média de mais de 700 mil visitantes diários.

O mercado de venda de motos usadas e seminovas tem crescido muito nos últimos anos. Afinal, existem benefícios que só uma motocicleta pode proporcionar, como baixo consumo de combustível, facilidade de estacionamento e rapidez nos deslocamentos.

Com uma boa estratégia e utilizando as melhores técnicas de vendas, é possível fechar bons negócios rapidamente!

E você, já conhecia essas técnicas? Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe o nosso post nas suas redes sociais!


Compartilhar

About Author

Compartilhe sua opinião com a gente, através dos comentários.

Share This