Veja como criar um anúncio que chame a atenção do seu cliente

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quando estamos em busca de um novo carro, não existe nada mais frustrante do que classificados malfeitos. Por isso, vale se colocar na pele do consumidor na hora de criar anúncios, com foco em fazer o melhor possível para atrair interessados e fechar negócios com rapidez e satisfação geral.

Quer saber o que fazer — e o que evitar — na hora de usar sites de vendas para turbinar os resultados da concessionária? Veja, a seguir!

O que caracteriza um bom anúncio?

São três as principais características básicas de um classificado de qualidade: simplicidade, clareza e foco na informação. Se você ficar atento a elas, dificilmente você vai errar.

Mas se você pensar que os concorrentes provavelmente também estão pensando nesses mesmos itens, vai chegar à conclusão de que é preciso pensar fora da caixa.

Para Alex Silva, Trade Marketing da OLX Brasil — maior site e app de compra e venda da América Latina —, “o segredo, na verdade, é conhecer bem o perfil do possível comprador”. Na prática, isso significa concentrar o esforço em despertar no consumidor a vontade de adquirir o veículo.

Como fazer isso? O primeiro passo é saber quem compra carro hoje no Brasil. Depois, é se informar sobre o modelo em questão e qual tipo de cliente que se interessa por ele. 

Quem é mais família vai priorizar espaço interno, conforto, porta-malas grande, marcas confiáveis. Já outros perfis focam a mobilidade, preferindo compactos econômicos, tanto em relação ao consumo quanto em relação ao seguro e à manutenção.

Outro recurso para diferenciar sua concessionária digital das demais é a criatividade. Silva dá uma dica de ouro: “um anúncio pode e deve ser criativo, mas não pode passar da medida para não deixar de passar credibilidade, o que é imprescindível”, afirma.

Se a clientela é jovem e descolada, a linguagem pode acompanhar o estilo. Até mesmo um emoji bem colocado pode render ótimos resultados. Mas se a venda é direcionada para uma empresa, usar o mesmo formato não é a melhor ideia.

Para saber se, ao criar anúncios, você e a equipe estão combinando bem as informações com a criatividade, a melhor maneira é perguntar para diferentes pessoas.

Repasse para alguns amigos e familiares e fique atento ao feedback. Se gerou muita polêmica ou críticas, mude o anúncio para algo mais convencional.

O que um anúncio matador não pode deixar de ter?

O primeiro objetivo ao criar anúncios de qualidade é ter certeza de que o cliente entenderá perfeitamente o produto à venda.

Pode parecer óbvio, mas, no caso dos seminovos e usados, por exemplo, os detalhes fazem toda a diferença. A clareza das informações determina se o possível comprador vai clicar no anúncio ou passar direto para o próximo.

O mantra do bom anúncio é: uma imagem vale mais do que mil palavras. É bem chato encontrar uma oferta online e dar de cara com um “sem foto”.

O cliente precisa ver uma imagem do veículo para decidir sobre o próximo passo; ninguém quer investir sem ter certeza absoluta de estar fazendo o melhor negócio.

Por isso, invista nas imagens. Silva resume bem o assunto ao dizer que “quando falamos em boas fotos, não necessariamente precisam ser de câmeras profissionais, mas sim os ângulos das fotos precisar sem bons”. Ou seja, você pode usar um celular com câmera de boa resolução.

Silva complementa com uma sugestão que vale incluir no seu próximo anúncio: “a visão do banco de motorista é um exemplo que pouca gente usa, mas a maioria dos compradores gostariam de ver em que condições o veículo se encontra”.

Só que não adianta incluir imagens bacanas se a descrição ficar devendo. É fundamental incluir todos os dados do automóvel e indicar os diferenciais. Informações sobre quilometragem baixa, consumo, documentação e acessórios — teto solar, central multimídia, entre outros — são argumentos de venda que merecem ser explorados.

Outra boa prática é ser honesto. Para Alex, “sinceridade é o maior fator aqui. É muito difícil carro usado, com mais de dois anos, sem sinais de uso. Principalmente quando a quilometragem está avançada”. A sua reputação online vai garantir o sucesso no futuro, pois, como dizem, a mentira tem pernas curtas.

Uma dica de ouro: elabore uma checklist para que sua equipe não deixe passar detalhes importantes na hora de criar anúncios. Assim você estabelece critérios e cria um padrão, um detalhe capaz de cativar os clientes, que reconhecerão a qualidade dos seus anúncios.

Como escolher bons títulos ao criar anúncios?

Títulos são elementos-chave para um anúncio. Incluir as palavras-chave corretas e informações básicas ajuda o comprador a ganhar tempo na pesquisa, o que se traduz em mais credibilidade para as suas ofertas.

Para fazer isso é preciso pensar como um cliente. O que você digitaria na barra de pesquisa do site para encontrar o carro que pretende anunciar? Use a OLX e tente encontrar outros modelos iguais ao que deseja vender. Perceba o que os principais concorrentes fazem de certo e errado.

Deixar de incluir o nome do modelo e montadora é um erro fatal. Vale também incluir ano, motor, kit GNV, número de portas e acessórios diferentes. Uma informação de ouro que precisa estar no título: único dono, quando for o caso, já que ele é um maravilhoso diferencial para gerar interesse.

Na OLX, abaixo do título já aparecem quilometragem, câmbio e combustível; então, não perca espaço do título incluindo esses dados. A cor também ficará disponível na imagem que acompanha o anúncio, ou seja, não vale mencionar.

Vale a pena investir em campanhas pagas?

Quando a questão é buscar fortalecer sua marca ao criar anúncios, é preciso fazer uso de todas as ferramentas disponíveis. Selecione as joias da sua frota e invista em campanhas pagas somadas às gratuitas.

Elas oferecem um maior destaque dentro dos resultados de pesquisa, fazendo com que suas ofertas apareçam mais vezes (e em espaços melhores). Para ter resultados constantes, o ideal é manter um investimento contínuo, fazendo com que novos e antigos visitantes possam ter contato com os anúncios da sua concessionária todos os dias.

Curtiu saber como criar anúncios fantásticos e aproveitar a plataforma de vendas para atrair clientes e alavancar os resultados do seu estabelecimento? Esperamos que sim!

Aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes sociais, marcando amigos e colegas que podem se beneficiar dessas informações e crescer junto com você!

Compartilhar

About Author

Compartilhe sua opinião com a gente, através dos comentários.

Share This