O que anúncios grátis podem fazer pela sua revenda?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quando falamos sobre anúncios grátis na internet, é comum encontrarmos quem ache que eles não são uma boa opção. Mas essa visão cai por terra quando analisamos os números reais.

Vejamos o caso da OLX. A empresa, que é referência nesse setor, registrou um crescimento na faixa de 31,9% apenas no primeiro trimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Entre o site e o aplicativo, mais de 7 milhões de itens foram vendidos entre carros, motos, casas, acessórios e equipamentos diversos.

Considerando especificamente o mercado automobilístico, temos acompanhado a dificuldade encontrada pelo segmento no mercado brasileiro nos últimos anos, fato que foi agravado pela crise econômica.

Fenabrave apontou que, em 2016, as vendas de veículos novos caíram 20% e a alta para os usados foi de apenas 0,21%. Por outro lado, na OLX as negociações de carros de luxo, que em si já são complicadas, seguem em um crescimento significativo.

Nesse cenário, ainda há algo muito importante que precisa ser considerado: o fator economia, algo fundamental a ser analisado em tempos de recessão econômica. Afinal, a sobrevivência de muitos negócios e o aumento das receitas depende da presença no mundo virtual. Mas será que é possível ocupar esse espaço sem gastar nada ou quase nada?

A seguir, listamos algumas das principais vantagens e características dos anúncios grátis. Além disso, você vai conferir dicas e práticas para um anúncio eficiente, as particularidades dos serviços gratuitos e alguns recursos adicionais que as plataformas podem oferecer para ampliar as suas chances de fechar um bom negócio.

Principais vantagens dos anúncios grátis

Grande alcance de interessados

Na internet não existem fronteiras. Logo, os anúncios grátis são uma ótima maneira de conseguir atingir um maior número de pessoas.

Praticidade

Não importa se você está no escritório de sua loja de automóveis, na piscina de um hotel ou deitado no sofá de sua casa. Basta ter acesso à internet. Tendo isso, você vai poder fazer e acompanhar o desempenho de suas ofertas online de forma simples e prática 24 horas por dia.

Público-alvo

É preciso considerar que qualquer tipo de estratégia de marketing precisa ter um público-alvo bem-definido. Sem ele, dificilmente você vai obter resultados positivos. Depois de defini-lo, desenvolva seu anúncio focado nele. Com isso, você perderá menos tempo e ainda terá resultados melhores.

Geração de visitas

É claro que nem todo visitante vai ter afinidade com a sua oferta, mas os que se sentirem interessados por ela tendem a compartilhá-la com os amigos e familiares. Eles acabam sendo seus divulgadores (sem você pagar nada por isso, é claro) e aquele anúncio grátis acaba gerando mais visitas para o site ou blog de sua concessionária, por exemplo.

Recursos

Mesmo que você não tenha tanto conhecimento sobre os anúncios online, colocá-los em prática é muito simples. Além disso, há o suporte da própria plataforma na qual a propaganda será veiculada. Na OLX, por exemplo, o usuário pode criar sua conta, oferecer seus produtos e receber suporte pela web, via chat.

Além disso, ainda há uma gama muito grande de materiais para o usuário: guias sobre os tipos de anúncios e como elaborá-los, uso de imagens, conteúdos relevantes e até mesmo orientação sobre valores das ofertas.

Anúncios pagos

Os ótimos resultados obtidos pelos anúncios grátis fizeram com que as empresas que oferecem esse serviço investissem e desenvolvessem novas ferramentas e meios para aumentar as chances de venda. A Conta Premium da OLX é um bom exemplo disso. A empresa criou um serviço focado naqueles usuários que precisam publicar um número muito grande de anúncios.

Com os anúncios gratuitos há algumas restrições — não muitas, mas elas existem. Ao fazer upgrade para a Conta Premium OLX o usuário vai contar com as seguintes vantagens e diferenciações em relação àquele que optou por fazer suas publicações de forma gratuita:

  • ter acesso a uma vitrine de que exibe os 10 últimos anúncios de forma aleatória;
  • usar a ferramenta de gestão do site ou da empresa para publicar os anúncios na plataforma;
  • inserir logo nas páginas dos anúncios;
  • criar uma loja virtual para suas ofertas e divulgá-la nas páginas onde seus anúncios estão sendo veiculados.

Além dessas vantagens, precisamos considerar um indicador fundamental para qualquer empresa: o ROI. Afinal, você está gastando algo e o ideal é que saiba se foi uma boa aposta. Nesse sentido, podemos destacar dois pontos no caso da OLX:

1°. A estrutura oferecida pelo site, assim como seu suporte, impulsiona as vendas de seus usuários, fator verificado em números estatísticos.

2°. Você pode analisar o retorno sobre o investimento em aspectos essenciais para definir suas próximas ações — por exemplo, verificar o tempo que levou para o veículo ser vendido e o valor gasto no processo.

Se você acha que isso ainda é pouco, veja este exemplo: você tem uma frota de veículos pronta para revender. Dificilmente conseguiria anunciar todos eles em alguma plataforma que não oferecesse a estrutura que apontamos acima. Além disso, grande quantidade de ofertas demanda um ótimo suporte para o sucesso dos negócios. Aqui é possível fazer isso e muito mais!

Enfim, na OLX os anúncios continuam sendo gratuitos e todo o valor da venda é seu. Ou seja, sem taxas, comissões e intermediários! A única diferença (nos anúncios pagos) é a quantidade de publicações gratuitas em determinadas categorias (veja a tabela).

Depois de tudo isso, podemos considerar que essa modalidade de venda online representa fundamentalmente um suspiro financeiro, considerando os baixos investimentos. Além disso, nunca é demais lembrar que não basta vender, é preciso vender rápido!

Aqui, ainda vale chamar a atenção para um ponto importante: a qualidade. O sucesso na venda online está intimamente relacionado com a sua maneira de anunciar. As imagens usadas são bem-enquadradas e têm boa resolução? A descrição das ofertas segue um padrão profissional? Todas as informações que serão úteis para o futuro comprador estão listadas? Esses e diversos outros pontos precisam ser observados e analisados com atenção para otimizar seu anúncio e acelerar a venda.

E então, que tal você tirar as suas próprias conclusões? Acesse nossa plataforma, crie sua publicação e faça os testes que desejar. Afinal, anúncio grátis é aqui mesmo!

 
Compartilhar

About Author

Compartilhe sua opinião com a gente, através dos comentários.

Share This