8 melhores práticas para negociar carros online

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Quer melhorar os resultados da sua concessionária e atrair cada vez mais clientes? Negociar carros online pode ser a resposta que você procura. Só que, para ter sucesso nessa empreitada, é preciso atenção na hora de planejar e colocar a sua estratégia digital para funcionar.

Confira abaixo as melhores práticas para fechar boas vendas usando a internet!

1. Planeje sua estratégia

O mundo digital é uma ótima forma de ampliar o seu empreendimento! Mas, ao adotar esse novo meio de vendas, é preciso elaborar um planejamento cuidadoso para que tudo dê certo.

Pesquise os hábitos do seu cliente na hora de escolher os canais, prepare a equipe para atender e fechar negócios, cuide do visual (sites precisam ser bonitos e permitir uma navegação sem problemas para quem acessa do computador, celular e tablet) e nunca se esqueça dos procedimentos de segurança.

Estabeleça um calendário e uma rotina que inclua não apenas as promoções, mas também a atualização e resposta rápida aos clientes.

Planejar ajuda a ter em mente quais são os resultados a serem alcançados e acompanhar o sucesso das ações, fazendo com que seu negócio melhore a cada dia.

2. Invista na presença online da concessionária

O conceito de presença online é bem simples: estar nos lugares da internet que a sua clientela frequenta. Por exemplo: se você tem um lindo carro antigo, em vez de divulgar apenas no jornal local, que tal postar seu anúncio em plataformas especializadas em compra e venda?

Dessa forma você garante que um grande número de pessoas (de outras cidades e estados, inclusive) possam ver e comprar seus automóveis. Ou seja, aumenta a visibilidade online do seu negócio.

Só que estar na internet não significa apenas criar perfis e anúncios e deixá-los lá, parados. O mundo digital é dinâmico e precisa de cuidados constantes. Poste, atualize e mantenha contato sempre.

3. Treine sua equipe para negociar carros online

O atendimento é fundamental. Mas não adianta esperar que sua equipe se adapte a negociar carros online de maneira automática. É preciso investir em treinamento e capacitação constantes, mostrando o jeito certo de fazer as coisas.

O vendedor precisa saber digitar corretamente, sem o uso excessivo de abreviações e informalidades, a fim de transmitir a seriedade da sua empresa e a importância que o cliente tem para ela. Também contam pontos a cordialidade e o cuidado, fazendo com que cada pessoa atendida se sinta especial.

Outro aspecto que merece atenção é o tempo de resposta. Como este é um ambiente superdinâmico, não dá para demorar dias para dar retorno ao cliente, pois você corre o risco de ele encontrar alguém mais rápido para fechar a venda.

4. Esteja atento à reputação do seu negócio

Uma das grandes revoluções que a popularização da internet proporcionou é a mudança no perfil do consumidor atual. Hoje, o cliente tem um papel muito mais ativo na hora de definir qual é a melhor empresa de cada ramo. Como? Avaliações online! Ele compra e divide com os outros a sua experiência.

Por isso, muita atenção à reputação da loja. Tenha cuidado em todos os passos para garantir a satisfação do cliente.

Lembre-se de que, para ele, é um risco negociar carros online — muitas vezes ele vai à concessionária só para fechar a compra. Por isso, um mal-entendido ou um problema sem a solução adequada podem minar a confiança dele na sua marca. Ao passar adiante a sua insatisfação, é provável que outros desistam.

Atenda bem para atender sempre.

5. Ofereça uma visita e test-drive

Como dissemos acima, comprar online é um risco do ponto de vista do consumidor. Ainda mais um carro, que costuma ser um dos grandes investimentos que são feitos na vida.

Por isso, deixe a sua loja sempre de portas abertas para uma visita do cliente e mostre que você tem muito cuidado com a sua frota, oferecendo um test-drive.

Dessa forma, você estabelece uma relação de confiança mais sólida e aumenta as chances de ele escolher o seu negócio na hora de bater o martelo.

6. Não se esqueça do pós-venda

Esse é um momento importantíssimo, não apenas para resolver problemas e dores de cabeça, mas também para fidelizar o cliente satisfeito. Invista em um pós-venda fantástico. Como? Uma pesquisa de satisfação é um bom caminho para avaliar a atuação da equipe e dos processos de venda.

Mas é possível fazer muito mais pelo cliente. Ofereça canais de atendimento onde ele possa resolver dúvidas (como funcionará a transferência de propriedade, o que é o IPVA, detalhes sobre o modelo adquirido).

Ao saber que pode contar com você mesmo depois de assinar o contrato, o comprador ficará seguro para escolhê-lo e, é lógico, indicá-lo para quem estiver em busca de um novo veículo. Ser honesto é sempre a melhor estratégia.

7. Dê garantias ao seu cliente

Não é por não vender zero-quilômetros que você não pode oferecer nenhuma garantia. Na verdade, é importante mostrar a confiança que você tem nos seus produtos. Fez uma avaliação cuidadosa para escolher a frota? É hora de mostrar isso ao cliente, dando um tempo para que ele mesmo possa verificar que está tudo ok com o modelo que ele escolheu.

Por lei, o consumidor tem até 90 dias para reclamar e o estabelecimento tem 30 dias para resolver. A nota fiscal precisa ser emitida como garantia para você e para o cliente, além da documentação (registro, certificado de transferência, comprovante de IPVA). Ao negociar carros com dívidas, vale um contrato claro mostrando os detalhes da venda.

8. Crie bons anúncios

Suas publicações são a sua vitrine. Por isso, cada detalhe precisa ser pensado ao criar seus anúncios online.

Faça ótimas fotos do veículo (mostre detalhes interessantes da parte interna e externa), invista em uma descrição completa (informe a quilometragem, se é de único dono, detalhes da negociação) e nunca deixe de incluir seus dados de contato e canais para atendimento.

Agora que você já sabe o que fazer para negociar carros online, aplique todas essas dicas para transformar a sua loja física em um sucesso no mundo digital!

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