Conheça 6 softwares de gestão de funcionários

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

As pequenas e médias empresas podem usar a tecnologia como uma importante aliada quando o assunto é otimizar processos e melhorar a gestão de funcionários. Afinal, os recursos tecnológicos disponíveis atualmente têm ganhado cada vez mais destaque dentro de vários mercados, impactando de forma positiva todos os setores.

Nesse contexto, uma das ferramentas que mais chamam a atenção são os softwares de gestão de funcionários. Uma tecnologia ao alcance de todas as empresas e que, na prática, apresenta resultados úteis para a tomada de decisões, melhorias e identificação de falhas.

Vamos abordar os principais aspectos sobre esse tema neste post. Leia até o final e veja como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a crescer.

Aplicações do software de gestão de funcionários

Os softwares de gestão de funcionários já são muito populares, mas há um número muito grande de empresas que desconhecem suas aplicações. Eles funcionam basicamente oferecendo ao gestor um controle maior sobre o capital humano da empresa.

Por meio deles é possível levantar dados reais e delimitar ações sobre vários aspectos, tais como: treinamentos, desenvolvimento, desempenho, avaliação de produtividade, workflow, salários, cargos e várias outras atividades fundamentais para o gerenciamento do capital humano.

Entre os pontos de maior impacto a respeito desse tema podemos destacar os seguintes:

  • otimização no processo de recrutamento e seleção de novos profissionais;

  • maior facilidade e segurança para arquivar e acessar relatórios de desempenho dos funcionários;

  • maior controle de assiduidade;

  • controle de comissões;

  • maior praticidade e eficiência no cálculo da folha de pagamentos;

  • melhor gerenciamento sobre condições de segurança e saúde do trabalho.

A lista continua, mas apenas por esses apontamentos já fica claro o nível de contribuições que esses sistemas podem oferecer para as empresas.

Dicas de softwares de gestão de funcionários

Antes de passarmos para as sugestões, é importante lembrar que a escolha do melhor software de gestão de funcionários para a sua empresa dependerá única e exclusivamente das suas necessidades.

Ou seja, antes de escolher, procure listar quais são os seus problemas, o que quer melhorar e os pontos que mais têm prejudicado o desempenho da sua equipe.

1. Avaliação

software Avaliação permite que você analise o desempenho da sua equipe fazendo uso de metas que foram estabelecidas previamente. Além disso, ele ainda pode ajudar na criação de um sistema de recompensas. Assim, motivar a equipe de colaboradores será mais fácil.

2. RH1000

O foco do RH1000 é a geração de resultados. Entre os recursos que valem a pena serem destacados são: controle do desenvolvimento individual, gerenciamento de treinamentos e organização de processos.

3. Convenia

Com o Convenia tarefas mais burocráticas — como listagem e verificação de horas extras ou gestão de benefícios — podem ser executadas de forma muito prática e segura.

4. Profiler

Profiler auxilia na gestão de funcionários dando suporte para um aspecto muito interessante: o mapeamento do perfil profissional e comportamental. Vale a pena conferir!

5. Runrun.it

Muito prático, o Runrun.it funciona seguindo a premissa de lista de tarefas. Ou seja, a equipe vai saber quais são as prioridades e quais podem ficar em segundo plano em determinado momento. Além disso, ele ainda faz os cálculos, de forma automática, do tempo que uma tarefa específica ou um conjunto delas levará para ser entregue.

6. Britrix24

Bitrix24 é uma opção gratuita e muito completa. A plataforma é uma intranet social para empresas. Além de otimizar processos, tarefas e reuniões, ela oferece suporte para o trabalho em equipe e a comunicação entre os funcionários.

Escolha do software mais adequado

Observamos, anteriormente, que cada empresa tem suas particularidades que exigem de um software de gestão com características específicas.

Porém, ainda assim, existem alguns aspectos que podem ser considerados em qualquer situação para que a escolha seja a melhor possível. Reunimos algumas delas para você:

Certificação

Para ter certeza de que o software escolhido não vai causar problemas a você, a melhor opção é dar preferência para aqueles que contem com certificações ou credenciais de segurança concedidas por entidades e órgãos reconhecidos no mercado. Dessa forma, você estará garantindo para sua empresa um produto desenvolvido por especialistas na área e com um alto padrão de qualidade.

Necessidades e funcionalidades

Nunca deixe de lado quais são os aspectos, em termos de gestão de funcionários, que você pretende trabalhar.

Se você não sabe como começar, tente encontrar as respostas para perguntas como: quais são os motivos que apontam para a necessidade de adquirir um software de gestão? Como vou usá-lo? Isso é importante para que o software escolhido esteja perfeitamente alinhado com os objetivos da sua empresa.

Capacidade do programa

Que tipo de inovação o software de gestão de funcionários pode oferecer? Que tipos de serviços e recursos ele inclui? Qual é o nível de suporte? Esses são pontos importantíssimos para que você conheça bem todas as características de cada opção. Assim, será mais fácil escolher aquele que melhor atende as suas necessidades.

Teste

Praticamente todos os softwares de gestão de funcionários oferecem períodos de teste completamente grátis. Isso é ótimo para que a sua empresa não perca dinheiro em um investimento que deixará a desejar.

Armazenamento e compartilhamento

A cada dia precisamos lidar com um fluxo cada vez maior de arquivos. Sendo assim, a capacidade de armazenamento e compartilhamento de informações torna-se um fator fundamental.

Programas que contem com hospedagem na nuvem são os mais indicados nesse sentido. Fora isso, temos o fato de que eles rodam na internet, o que torna tudo mais fácil quando o assunto é o envio e recebimento de arquivos.

Segurança e praticidade

Esses dois aspectos são fundamentais em termos de programas de gestão. Perder dados, desorganização e ineficiência são situações constantes em muitas pequenas e médias empresas. Esses softwares entram em cena para tornar tudo mais seguro, menos passível de erros e mais eficiente.

Como você pôde perceber, é preciso identificar as necessidades do seu negócio, testar as opções disponíveis no mercado e levar em conta todos os outros aspectos listados para fazer a melhor escolha para a sua empresa.

Então, agora que você conferiu os pontos mais importantes para escolher um bom software de gestão de funcionários, confira também o post sobre como fazer uma gestão de documentos eficiente na sua loja de veículos!

Compartilhar

About Author

Compartilhe sua opinião com a gente, através dos comentários.

Share This